Panerai apresenta exposição histórica em Florença e lança novo relógio

Marca italiana de alta relojoaria, a Panerai está em cartaz com a mostra “As Profundezas do Tempo” e apresenta o Luminor Marina Militare

Os entusiastas da icônica casa relojoeira italiana Panerai já podem fazer as malas e embarcar rumo a Florença, na Itália, onde a marca está com a exposição histórica “As Profundezas do Tempo”, que homenageia seu legado e reconstitui sua trajetória — desde seu papel fundamental como fornecedora da Marinha Real Italiana, até seu surgimento em 1993 como uma relojoaria conhecida além do mundo da defesa.

Ambiente da exposição “As Profundezas do Tempo”, em cartaz em Florença - Foto: divulgação

Por lá, o visitante encontra materiais de arquivo inéditos, incluindo correspondência pessoal entre a família Panerai e a Marina Militare, desenhos técnicos, catálogos antigos e fotografias originais. Instrumentos como bússolas e profundímetros são exibidos ao lado de relógios históricos e reproduções de patentes que documentam o trabalho inovador da Panerai em luminosidade, legibilidade subaquática e design de instrumentos. 

Para esta ocasião especial, a maison lança o Luminor Marina Militare, inspirado no histórico modelo Luminor, criado exclusivamente para equipar o pessoal da Marinha Italiana. A caixa de 44mm de diâmetro é revestida em DLC (Carbono Diamante), um compósito que quando aplicado a superfícies metálicas, oferece dureza, resistência ao desgaste e proteção contra corrosão. O mostrador do relógio apresenta a inscrição “Marina Militare”, uma homenagem à parceria de longa data da Panerai com o agrupamento que começou na década de 1910. Além disso, a fonte usada para os numerais e letras foi especialmente redesenhada para refletir a tipografia original da referência de 1993.

Anúncio antigo do relógio Luminor de 1993 - Foto: divulgação

Uma característica visual marcante do modelo de 1993 foi cuidadosamente recuperada neste lançamento: o mostrador e os ponteiros "não correspondentes". Originalmente causado por uma reação química entre o trítio e o verniz, as primeiras peças de produção desenvolveram numerais marrom-alaranjados, enquanto os ponteiros permaneceram esverdeados — um contraste que mais tarde se tornou altamente colecionável. No fundo da caixa, há a assinatura “Officine Panerai Firenze” e, para completar, a pulseira de couro bovino é em tonalidade marrom dourada com formato vintage e fivela em DLC preto com costura igual a original de 1993. Uma segunda pulseira em borracha preta acompanha o kit do relógio. O novo modelo é vendido sob encomenda através do e-commerce brasileiro da marca - www.panerai.com.br - e tem preço sugerido de R$ 56.600.

O novo Luminor Marina Militare, inspirado no modelo clássico de 1993 - Foto: divulgação

Exposição “As Profundezas do Tempo”
Piazza di San Giovanni, 14, Florença, Itália.
Duração: 2 meses.
Entrada gratuita.

Anterior
Anterior

A Casa de Antonia retoma o serviço de Chá da Tarde com menu renovado

Próximo
Próximo

Restaurante Templo da Carne realiza o Festival Catena Marcos Bassi